Estive presente pela 7ª vez no Enduro Rally Piocerá/Cerapió, como atleta foram quatro vezes, duas no apoio e uma como diretor de prova em 2007.
Recebi o convite da equipe Sundown Bikes de Santa Cruz do Capibaribe/PE, representar a melhor equipe de mountain bike do Nordeste, foi um grande prazer, aprendi muito uma experiência e tanto.
Logo na primeira etapa fomos recebidos por uma chuva forte momentos antes de largar, tinhamos a cumprir 64km de Paraípaba a Fleixeiras, sendo uma travessia de dunas no final da etapa, no começo estavamos todos com gás total até o Cerapió da sua cara, muita areia impossível pedalar, velha conhecida de outras edições, aproveitei para foçar o ritimo correndo a pé e ganhar tempo sempre pensando nas dunas e o vento do litoral. Faltando pouco mais de 15km para o final um grande trecho de asfalto e uma surpressa não muito boa pelo menos para mim, a organização encurtou a etapa cortando as dunas.
Segunda etapa 90km Sobral/Ubajara, subimos até a localidade de Jordão local de largada, logo enfrentamos 4km de subida em calçamento eu sabia que era fundamental chegar ao topo numa boa posição, pois teriamos um belo single track ladeira abaixo
e poderia correr o risco de ficar presso atrás de atletas que desceriam empurrando as bikes, nesse trecho tive que negociar algumas posições, depois da sessão de descidas um estradão que parecia sem fim, o Cerapió prevalece muito o preparo físico do atleta são muitos quilômetros de estradões e asfalto. Corri nesta etapa poupando energia pois sabia que enfrentaria uma subida de 8km que era uma verdadeira parede com mais de 700m de desnivel, terminei a etapa em segundo.
Visosa do Ceará cidadezinha fria, é isso mesmo frio no Ceará, com sua arquitetura colonial ali teriamos a etapa mais longa do enduro 111km, estava a pouco mais de 7min do lider e com muita vontade de andar, largamos da Igreja do Céu uma descida de calçamento alucinante, logo na segunda curva minha caramanhola de água caiu da bike fui embora; freio, pra que freios.
Segui junto pedalando com dois adversários diretos, minha estratégia era seguir junto até o final da etapa assim manteria a colocação inicial e deixava a decisão para a última etapa, mas o inesperarado aconteceu meu pneu trazeiro estourou numa pedra e fui obrigado a parar consertar e seguir na prova, com muita luta cheguei ao final 24min atrás do lider.
Em terras Piauienses, largamos em Parnaíba um calor...
61km até Luis Correia entrei na etapa em terceiro mais com dois adversários na cola, foi uma batalha o inicio alguns bancos de areia consegui abrir alguma vantagem depois asfalto e mais areia, o calor era infernal Piauí é Piauí.
Passei pelo ponto de apoio recebi as informações e segui junto tentando manter a posição, mas realmente não deu terminei o Cerapió em 4º lugar, missão cumprida meu objetivo era mesmo um lugar no pódio e voltei com uma certeza fiz tudo certo repeteria tudo outra vez, mais experiente é claro.
Ernesto Rocha